Limpeza em Tanques Subterrâneos e Aéreo

A Preven Engenharia, possui diversas aplicações bem sucedidas no segmento de filtragem de
diesel para postos de serviços, prédios com geradores, limpeza de tanques, contando com um
sistema compacto de alta eficiência, skids de filtragem e tratamento do óleo diesel, retendo
partículas sólidas e água, integrando filtros de alta eficiência para partículas, elementos
coalescentes e elementos hidrofóbicos.
Nos vamos até as suas instalações, faça uma consulta em nosso Depto.Comercial, estamos para
lhe ajudar.

Porque deve se Filtrar o Oleo Diesel

Alguns cuidados com a manutenção preventiva devem ser tomados nos sistemas
de armazenamento do diesel, para evitar maiores problemas no combustível:
• Instalação de respiros eficientes para prevenção de entrada de sujeira e entrada de água.
• Utilização de filtros de partículas;
• Utilização de filtros coalescentes e separadores;
• Limpeza dos tanques.

Contaminação microbiológica 
A contaminação microbiológica acontece constantemente em sistemas de armazenamento de
diesel. Devido à falta de tratamento adequado, as bactérias encontram as condições ideais para
sobrevivência, alimentando-se do próprio combustível e retirando oxigênio da água existente no
sistema. Quando estas bactérias morrem tornam-se hidrocarbonetos, ocasionado uma
precipitação e acúmulo (borra) de bactérias no fundo do sistema.  Esta perda de qualidade do
combustível, deterioração da tubulação e dos tanques de estocagem, escurecimento do
combustível e entupimento dos sistemas de injeção são as principais causas de falhas de
motores diesel.
Um dos problemas mais comuns quando o assunto é óleo diesel é a sua contaminação. Em
linhas gerais, ela pode se dar de três maneiras: pela água, partículas sólidas e pela contaminação
biológica (fungos e bactérias). A contaminação ocorre em várias etapas da utilização do
óleo diesel, como na estocagem e na armazenagem inadequadas do óleo; durante trocas mal
executadas; no contato com material que acelera a formação de sedimentos; e na própria
utilização do óleo em veículos e máquinas.
Uma vez em contato com o óleo, os contaminantes alteram e reduzem suas propriedades do
combustível. Esse fenômeno tem vários efeitos negativos para todo o maquinário. Confira alguns
deles:
- Aumento do atrito e do desgaste: uma das principais funções dos óleos lubrificantes é servir
como uma camada protetora entre as partes do motor. Quando o óleo está contaminado, há
diminuição dessa proteção, e, por conseguinte, o atrito se intensifica. Com isso, aumenta também
o desgaste das peças.
- Redução da vida útil dos componentes: esta complicação está diretamente ligada ao aumento
do desgaste. Por causar danos às peças, o desgaste reduz o  tempo de vida útil de todo o
maquinário e aumenta as chances de paradas.
- Falhas de injeção de combustível: este tipo de complicação geralmente se dá por causa de
sujeira nas bombas e nos bicos injetores, que pode até causar a erosão prematura das peças.
- Desregulagem do motor, perda de potência e aumento do consumo de combustível.